Biologia | Combustíveis fósseis

10 de novembro de 2012

INTRODUÇAO

Nenhum comentário:


Combustíveis Fósseis


Combustíveis fosseis, também designados por combustíveis minerais, são conjuntos de substâncias formadas por compostos de carbono e que são utilizados na alimentação de combustões. São usados como combustíveis, ocarvão mineral, opetróleoe ogás natural. Os combustíveis fósseis são recursos naturais não renováveis, pelo que as suas reservas, quando exploradas e consumidas a um ritmo elevado, não podem ser reconstituídas num período de tempo compatível com a duração da vida humana. Estes combustíveis são formados pela decomposição de matéria orgânica (por isso são chamados de combustíveis “fósseis”), através de um processo que leva milhares de anos. Um grande problema desses combustíveis, para além da sua finitude, é que, com a queima destes, são produzidos gases que agravam o efeito estufa, como o gás carbónico, e são libertados metais pesados, como o mercúrio. Actualmente, o Homem encontra-se muito dependente deste tipo de recursos, o que o leva a procurar novas soluções, principalmente no campo energético, para reduzir esta dependência que se faz sentir na sociedade mundial, já que os combustíveis fósseis estão a tornar-se cada vez mais escassos no nosso planeta.


Carvão

Restos de plantas tropicais e subtropicais soterrados durante os períodos do Pérmico e do Carbonífero tendo uma maior incidência neste ultimo. Os locais de deposição desses restos de plantas foram pântanos, formando posteriormente camadas de turfa. Isto só foi possível devido à elevação do nível médio das águas do mar que permitiu que sedimentos se fossem depositando formando camadas superiores o que fez aumentar a pressão e a temperatura sobre as camadas de turfa, alterando assim a sua composição química (níveis de carbono voláteis e água), distinguindo os vários tipos de carvão consoante os níveis de substancias anteriormente referidas.
 
Petróleo


O petróleo é uma rocha em estado liquido, muito oleosa, muito inflamável e muito utilizada nos dias de hoje. É um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também actualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos.

Formação do petróleo


catagénese.Mas, a teoria abiogénica diz que os hidrocarbonetos foram aprisionados em profundidade durante a formação do planeta. As moléculas de carbono armazenadas em profundidade devido à pressão e temperaturas elevadas, foram ficando mais complexas formando assim petróleo.
Há duas teorias sobre a origem de hidrocarbonetos naturais (petróleo): a teoria biogénica e a teoria abiogénica.

Segundo a teoria biogénica o petróleo forma-se a partir de detritos orgânicos que foram soterrados, e, com o aumento de temperatura, as moléculas do querogénio (parte insolúvel da matéria orgânica que pode ser modificada por acções geológicas), começam a ser dissociadas, gerando assim compostos orgânicos que podem ser líquidos e/ou gasosos, este processo chama-se 


UtilidadesO petróleo tem multiplas utilizações, mas primeiro tem que ser purificado e processado, sendo depois a maioria usada como combustível primário (gasolina, gasóleo, etc…) em máquinas de combustão interna.
Mas, para além de gerar a combustíveis, vários produtos são derivados do petróleo, por exemplo, a parafina, GPL
, produtos asfálticos (alcatrão), nafta petroquímica, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel.


Como é extraído o petróleo

Esquema de uma bomba para extracção de petróleo.

O petróleo é encontrado tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares, onde os hidrocarbonetos ocupam espaços porosos nas rochas, sejam eles entre grãos ou fracturas. Para detectar petróleo os geólogos recorrem á leitura de ondas sísmicas, podendo estas ser obtidas através de explosões subterrâneas ou então por ondas sísmicas causadas naturalmente por acção das placas.
Outros instrumentos, como gravímetros e magnetómetros também são usados na busca de petróleo.
A extracção do petróleo dá-se por perfuração. Este método consiste na perfuração da crusta por uma sonda, e, posteriormente, são colocados sucessivos tubos para ligar o poço à instalação petrolífera.
Além disso, alguns poços podem ser usados para bombear água, ácidos ou várias misturas de gases para o reservatório controlar a pressão, e assim manter uma taxa de extracção rentável a nível económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário